Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mensagem do dia

Terça feira 15/06/2010

Na Grécia antiga, Sócrates era um mestre reconhecido por sua sabedoria. Certo dia, o grande filósofo se encontrou com um conhecido que lhe disse:

- Sócrates, sabe o que acabo de ouvir sobre um de seus alunos?

- Um momento, respondeu Sócrates. Antes de me dizer, gostaria que você passasse por um pequeno teste. Chama-se "Teste dos 3 filtros".

- Três filtros?

- Sim, continuou Sócrates. Antes de me contar o que quer que seja sobre meu aluno, é bom pensar um pouco e filtrar o que vais me dizer.

O primeiro filtro é o da Verdade. Estás completamente seguro de que o que me vai dizer é verdade?

- Bem... Acabo de saber...

- Então, sem saber se é verdade, ainda assim quer me contar?

Vamos ao segundo filtro, que é o da Bondade. Quer me contar algo de bom sobre meu aluno?

- Não, pelo contrário.

- Então, interrompeu Sócrates, queres me contar algo de ruim sobre ele, que não sabes se é verdade!

Ora veja! Ainda podes passar no teste, pois ainda resta o terceiro filtro, que é o da Utilidade. O que queres me contar vai ser útil para mim?

- Acho que não muito.

- Portanto, concluiu Sócrates, se o que você quer me contar pode não ser verdade, não ser bom e pode não ser útil, então para que contar?

Este episódio demonstra porque era tão estimado.


É amigos!! Muitas vezes ouvimos fofocas de diversas pessoas e devemos realmente usar os três filtros para que não cometamos injustiças. Será que o que estamos ouvindo é Verdade? Será que isto é agir com Bondade? Será que é Útil? Pois bem, que possamos usar esses filtros em nossa vida. E aí amigos aceitam o desafio?


VALE A PENA? 16/06/2010

Que valor tem pensamentos negativos? Que grande conquista foi realizada por alguém que realmente achava que não ia conseguir? Quanto tempo você gasta irritado? Quanta energia gasta com ressentimentos? Quantos dos seus esforços é direcionado negativamente? Que valor essas coisas podem lhe trazer?

TUDO TEM SEU CUSTO. Se você deixa alguém irritá-lo, você acaba de dar á essa pessoa uma parte preciosa do seu próprio ser. Vale a pena? O que isso vai trazer de bom? Se você deixa pequenas coisas atingi-lo, na verdade está permitindo que roubem momentos preciosos da sua vida.

Você não pode realmente controlar o que as outras pessoas fazem, ou o que dizem. Mas você detém o controle completo sobre a maneira que reage a essas pessoas e aos eventos á sua volta.

VER TUDO PELO LADO NEGATIVO NÃO VAI TRAZER NADA DE BOM!

Faça o esforço de manter-se positivamente focado, independentemente da situação. PROCURE PELO MELHOR E VOCE ACHARÁ, você encontrará energias mais do que suficientes para alcançar o sucesso e a realização.

Caros amigos!! Precisamos sempre ter pensamentos positivos, fé em Deus e acreditar em nós mesmos. De nada vale pensamentos negativos que só nos tiram momentos proveitosos. Nós não podemos mudar os pensamentos dos outros ou o que fazem, mas como diz na mensagem você tem o controle de como você deve agir com as pessoas em determinadas situações.

Pense positivo, acredite!!
Um forte abraço!!


PEDRAS NO CAMINHO

Conta-se que um rei que viveu num país além-mar, há muito tempo atrás, era muito sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo.


Freqüentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.

Nada de bom pode vir a uma nação - dizia ele - cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria.

Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.

Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina.

Quem já viu tamanho descuido? Disse ele contrariado, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra.

Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?

E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.

Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. A longa pluma de seu quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia da sua cintura.

Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento.

Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam largado aquela pedra imensa na estrada.

Então, ele também se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.

E assim correu o dia...

Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém a tocava.

Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho, mas disse a si mesma:

Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho. E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.

Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ergueu-a. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: "esta caixa pertence a quem retirar a pedra".

Ela a abriu e descobriu que estava cheia de ouro.

O rei então apareceu e disse com carinho:

Minha filha, com freqüência encontramos obstáculos e fardos no caminho.

Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.

A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.

Então, o sábio rei montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, retirou-se.
***
Não há dor sem causa nem lágrimas sem procedência justa. Nossos obstáculos de agora foram tecidos por nós mesmos. Tenhamos, pois, a coragem de eliminá-los a golpes de esforço próprio baseados na caridade, que é luz acesa em nosso roteiro de ascensão para Deus.

Queridos amigos!! Que sejamos capazes de tentar arrumar o que nos incomoda. Não adianta de nada ficarmos reclamando e esperando que o outro solucione, se puder agir o faça. Obstáculos sempre existirão em nossa vida e para que possamos evoluir e entender o porque deles temos que agir, depende de nós. Vamos tirar as pedras do caminho??


As Escolhas Certas

Vivemos um mundo onde tudo é rápido, mas aprendemos com os nossos pais que a pressa é inimiga da perfeição.


Quando comemos demais, escolhemos ficar acima do peso.

Quando bebemos demais, nossa escolha é uma "bela" dor de cabeça no dia seguinte.

Quando tratamos mal as pessoas, nossa escolha é ser maltratado também.

Se escolhemos atender mal, certamente nosso resultado será zero.

Quando não nos importamos com os outros, escolhemos que também não se importem conosco.

Você já ouviu falar em livre arbítrio? Somos livres para fazer as nossas escolhas. Mas temos que ter em mente que elas têm conseqüências. Uma escolha depois de feita nos controla.

Podemos escolher entre ser justos e injustos.

Nossa vida pode ser comparada a um ceramista que dá à argila a forma que deseja.

É certo que há eventos que estão fora do nosso controle como uma deficiência física, um defeito de nascença, um acidente ainda criança e sequer podemos escolher os nossos pais ou as circunstâncias do nosso nascimento.

Se a bola foi para o lado errado, sinto muito. Mas o que você faz daí por diante determinará a sua vida. Ou você chora e se lamenta ou corre para pegar essa bola.

A escolha é sua!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

NOVO DIA
Você quer mudanças. Você pede prosperidade.

Mas acorda, vai ao espelho e não vê novidades.
A vida transcorre igual pálida, sem a energia que você gostaria.
Sua voz interior sopra " Vida Nova ", mas tudo parece distante e difícil.
A culpa fica por conta do patrão, da sogra, do governo, da falta de sorte,
Aí você resolve mudar! Bem... " mas só segunda-feira" ,
" dia 1º " , " depois das férias " ...
Não raro, prevalecem outros fatores condicionais:
" Se eu tivesse dez anos menos ", " se eu ganhasse na loteria " ou " quando eu me casar " ," quando eu me aposentar " ...
Desculpas não faltam, não é mesmo?
Hoje pode ser um novo dia. Basta você querer.
Se fizer as mesmas coisas de ontem, obterá os mesmos resultados de agora.
Então, é preciso agir diferente e, claro, com ousadia positiva e forte determinação.
Afinal, Deus nunca vai fazer por você aquilo que você mesmo pode fazer...
Chega de enrolar a si próprio! É preciso agir!
É preciso decretar as mudanças que tanto almeja!
" Mudar " significa inovar, alterar costumes, processar com coragem e força de vontade as transformações que se fazem necessárias.
Chega de assistir à vida passar do alto da cômoda cadeira dos críticos!
Chega de se colocar na condição de vítima!
Você pode e sabe que pode melhorar a sua vida.
A conquista de uma Vida Nova requer persistência e autoconfiança.

Mas exige, sobretudo, que você elimine de vez o vício de tudo adiar, entendendo, definitivamente, que está mais do que na hora de mudar...

Queridos amigos!! Comecem a vida nova agora, chega de enrolar a si próprio. Tome uma atitude, faça a sua vida acontecer, não adie mais um dia o que vem lhe fazendo mal a tanto tempo. Amigos nossa nova vida depende de nós e de mais ninguém.

Dia 26 de Agosto

Um dia, ao chegar tarde em casa, um homem cansado e irritado após um dia de trabalho, encontrou à sua espera junto à porta o seu filho de 5 anos.


Papai, posso fazer-te uma pergunta?

-Claro que sim. O que é?
-Quanto ganhas em uma hora?

-Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - respondeu o homem, zangado.

-Só para saber. Por favor... diz lá... quanto ganhas em uma hora? - perguntou novamente o menino.

-Bom... já que queres tanto saber, ganho 10 euros por hora.
-Oh! - suspirou o rapazinho, baixando a cabeça. Passado um pouco, olhou para cima e perguntou:
-Papai, emprestas-me 5 euros?
O pai, furioso, respondeu:
-Se a razão de teres me perguntado isso, foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer, a resposta é não! E, de castigo, vai já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que está sendo. A minha vida de trabalho é dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos!

O rapazinho, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta. Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o comportamento do filho e ainda se irritou mais. Como se atrevia fazer-lhe uma pergunta daquelas? Como é que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro? Passada mais ou menos uma hora, já mais calmo, o homem começou a ficar com remorsos da sua reação. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros. Afinal, nem era costume o menino pedir-lhe dinheiro. Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.

-Já estas a dormir? - perguntou.
-Não, papai, ainda estou acordado.
Respondeu o menino.
-Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo?

Disse o pai.
-Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo. Toma lá os 5 euros que me pediste.
O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:

-Oh, papai! Obrigado!
E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas. O pai, vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado. O filho começou lentamente a contar o dinheiro, até que olhou para o pai.
-Para que queres mais dinheiro se já tens aí esse? - resmungou o pai.
-Porque não tinha o suficiente. Agora já tenho! - respondeu o menino.
-Papai, agora já tenho 10 euros! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostava tanto de jantar contigo...

Queridos amigos!! Que possamos refletir e tentar ter esse tempo para as pessoas que amamos. Na inocência dessa criança conseguimos perceber a importância desse tempo para nossas vidas. Mesmo tendo que correr, precisamos ter o momento de lazer com nossos filhos, pais, companheiros, amigos, enfim precisamos desse tempo para vivermos melhor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário