Pesquisar este blog

Ervas Medicinais

BARBATIMÃO


Nome científico: Stryphnodendron barbatimam Mart.

Sinonímia popular: uabatimô, casca da virgindade, paricarana

Sinonímia científica: Acácia adstringens Mart

Parte usada: Cascas

Propriedades terapêuticas: Adstringente das gengivas, hemostática, emética, depurativa, anti-séptica, antidiarréica, vulnerária, tônica, antileucorréica, antiblenorrágica, antiescorbútica, antiasmática

Indicações terapêuticas: Úlceras, leucorréia, catarro uretrais e vaginais, blenorragia, diarréia, hemorragia

Uso medicinal:

As cascas de barbatimão têm grande poder adstringente. Externamente, reduzidas a pó, empregam-se no tratamento de úlceras e, em banhos e injeções, atuam contra a leucorréia, catarro uretrais e vaginais. Internamente utiliza-se seu decocto nas afecções escorbúticas, na blenorragia, na diarréia, na hemorragia, nas hemoptises e também na leucorréia.

Dosagens indicadas:

Pele oleosa: coloque 1 colher (sobremesa) de casca picada em 1 xícara (chá) de água. Ferva por 5 minutos. Espere esfriar, coe e acrescente o suco de meio limão e 1 colher (chá) de mel. À noite, aplique na pele do rosto, com um chumaço de algodão,deixando agir por 20 minutos. Após lave com água morna.

Hemorragias uterinas: coloque 1 xícara ( chá ) de casca picada, 1 xícara (chá) da raiz de algodoeiro e 1 xícara (chá ) de quiabo ainda não maduro, em 1 litro de água. Ferva durante 15 minutos e coe em tecido fino. Faça 1 ou 2 lavagens ao dia com esse líquido. Não obtendo melhora procure orientação médica.

Inflamação da garganta, corrimento vaginal, diarréias, hemorragias: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1 xícara (chá ) de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 3 dias e coe em tecido fino. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.

Feridas ulceradas: coloque 1 colher (sopa) de casca picada e 2 folhas fatiadas de confrei em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique na ferida, com um chumaço de algodão, 2x ao dia.

Corrimento vaginal: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1/2 litro de água fervente. Espere amornar, coe e acrescente 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Faça banhos locais, de 1 a 3x ao dia, até que o sintoma desapareça.

BRONQUITE

Alergia respiratória


Toda reação alérgica tem a ver com o emocional.

Procure ver se vc não está "engolindo muito sapo".

Cuidados gerais.

A poeira domiciliar é alergênica. A poeira da rua é irritante.

O quarto do alérgico deve ter o mínimo de mobília, ser limpado com frequência, inclusive janelas e paredes.

Manter os amários fechados.

Não permanecer em casa nas horas de limpeza.

Usar o pano úmido e arejar por 1 hora antes de entrar.

Evitar tapetes de lã e objetos de pelos e penas, colchas de chenille.

Revestir o travesseiro e o colchão com gabardina impermeável.

Retirar livros, quadros e animais de estimação.

Não usar inseticida e evitar odores fortes como fumaça, tintas, cêras, etc.

Evitar poeira como giz, serragem, talco.

Evitar lugares fechados.

Receitas:

1 pires de guaco picado

1 pires de mastruço

1 pires de poejo

1 limão em rodelas

1 pires de coração de bananeira picado

1/2 litro de água

1/2 litro de mel

Ferva a água, junte as ervas e deixe reduzir pela metade.

Apague o fogo, junte o mel e deixe descansar por 10 hs.

Coe e tome 1 colher de sopa 4x ao dia.

Guarde na geladeira por até 2 meses.

Outras receitas:

XAROPE DE BABOSA

Ingredientes:

1 KG DE AÇUCAR

6 CRAVOS DA ÍNDIA

3 PAUS DE CANELA

2 ESPADAS DE BABOSA

2 L. D'AGUA

MODO DE FAZER

DESCASCAR A BABOSA TIRAR O MIOLO

LAVAR EM AGUA CORRENTE. LEVAR AO FOGO COM 2 L. D'AGUA PARA COZINHAR.

AO REDUZIR 1 LITRO TIRAR DO FOGO

DEIXAR ESFRIAR

DEPOIS BATER NO LIQUIDIFICADOR

DESPEJAR NA PANELA

VOLTAR AO FOGO COM 1 KG DE AÇUCAR

CRAVO E CANELA ,DEIXAR ATÉ VIRAR UM XAROPE.

QUANDO DER O PONTO DESLIGAR O FOGO DEPOIS DE FRIO, GUARDAR EM UMA GARRAFA PET.

TOMAR 3 CÁLICES POR DIA TENDO CRISE OU NAO DURANTE 4 MESES.

OBS: ATÉ PARA QUEM TEM EFISEMA PULMONAR A PESSOA VAI SE SENTIR MELHOR. A BABOSA VERDADEIRA É AMARGA FEITO FEL.

* Colocar uma cebola macetada entre dois panos perto da criança que dorme faz com que ela respire melhor.

* Chá de folha de abacate.

*Cortar fatias de abacaxí, colocar 3 colheres de mel por cima e cozinhar.

Depois de frio guardar em um vidro bem tampado

Tomar 3 a 4 colheres por dia.

* Tomar água num copinho feito com a casca da semente do jatobá.

* Torrar um punhado de alecrim, moer e misturar com mel.

Tomar 6 colheres de café por dia.

Cura todos os males do pulmão.

* Beber em jejum 1 copo de leite de égua por 14 dias.

Guaco


O guaco é útil para cuidar do sistema respiratório, dos brônquios e pulmão. Também favorece a libertação das palavras contidas na nossa garganta e que não encontram espaço para se manifestar. Tomar um chá de guaco ajuda a engolir ou digerir o que incomoda.

confrei

Poderosa erva tanto para problemas ósseos quanto para a cicratização de feridas. Auxilia quem anda perdido na vida e dissipa problemas causados por perdas, separações e desilusões. Na forma de chá e compressas ajuda a encontrar novos caminhos.

Artemísia

Ajuda a suportar os problemas femininos. Restaura as forças femininas. Auxilia na resolução de problemas ginecológicos, como cólicas ou TPM. Tome na forma de chá, de preferência da erva fresca, quando estiver para menstruar - esse período transcorrerá de modo muito mais suave.

Carqueja

Ajuda na "digestão" de ódios e rancores. Quando não conseguimos nos livrar dessas energias tão densas que são o rancor e o ódio, prejudicamos o sistema fígado-pâncreas. Para digerir esses efeitos negativos, carqueja, apesar de amargo, é o remédio indicado.

Espinheira Santa

Para os conformistas e os materialistas. A Espinheira Santa é dedicada às pessoas conformistas e que tenham dificuldade de estabelecer metas pessoais de valorizar a própria vida. O excesso de materialismo também pode ser tratado com essa erva, consumida em chás ou compressas sobre o peito na hora de dormir.


ALHO: É um bactericida poderoso, previne e cura infecções. Seu componente alicina combate mais de duas dúzias de tipos de bactérias. É também antivirótico, antiinflamatório, antiespasmódico e descongestionante. Por conter adenosina, relaxa as artérias e, com isto abaixa apressão arterial, limpa as artérias e reduz o colesterol, prevenindo assim o derrame cerebral e o infarto do coração.


CEBOLA: Tem efeitos semelhantes ao alho, além disto, é rica em fósforo (bom para a memória) e útil como expectorante em caso de tosse. É depurativa do sangue e absorve as toxinas. Seu suco morno, pode ser pingado nos ouvidos para combater rapidamente uma inflamação.

LIMÃO: Rico em vitamina C, combate infecções, além de gastrite, reumatismo, artrite, gota, náuseas, azia, hipertensão, e dor de garganta (fazer gargarejos com água quente, limão e sal, de hora em hora, logo aos primeiros sinais).

BERINJELA: Reduz o colesterol, ao se tomar seu suco em jejum por um período de 15 dias seguidos. Ajuda a emagrecer e a reduzir o tamanho de pedras na vesícula. Contêm um glicoalcalóide, que compõe as pomadas usadas contra câncer de pele.

BRÓCOLES E REPOLHO: Combatem o câncer de mama porque reduzem o excesso de estrógeno. Possuem ação benéfica em todos os tipos de câncer. O brócoles é rico em cromo, regulador do metabolismo de insulina. Assim, é benéfico tanto no diabetes como na hipoglicemia. Comer uma xícara de brócoles por dia ajuda a vencer a compulsão por doces.

SALSINHA: Também combate o câncer, principalmente o de pulmão. Recomenda-se aos fumantes passivos e mesmo aos ex-fumantes tomar um copo de suco de salsinha bem concentrado em jejum diariamente, porque ele reduz a oxidação das células, gerada pela fumaça do cigarro e pela poluição do ar. É também rica em vitamina A, e tem ação benéfica sobre as desordens da menstruação.

ESPINAFRE: É diurético, combate as infecções das vias digestivas e pode previnir e até curar a catarata, por produzir antioxidantes que atuam nas células dos olhos. Rico em ácido fólico, que reduz o nível de homocisteína no sangue (prevenção do infarto), contêm também dois fitoquímicos, a luteína e a zeaxantina, que parecem dar esperança na cura da degeneração macular (cegueira dos idosos). Possui alto teor de vitamina A: 7.385 U.I em 100 grs., e de ferro: 11,3 mg em 100grs.

NABO: Ótimo expectorante quando usado em xarope, atua contra a tosse e a bronquite asmática. Seu suco cura frieiras, é depurativo do sangue e contêm muito fósforo, que é ativador da memória.

CENOURA: Previne a cegueira e as enfermidades do fígado, é rica fonte em betacaroteno, que protege as artérias e fortalece o sistema imunológico. Contém fibras vegetais que abaixam o colesterol. Por isso, o hábito de comer uma cenoura por dia pode reduzir em 50% o risco de adquirir doenças coronárias.

COUVE MANTEIGA: Seu suco cura úlceras de estômago e é eficiente contra a anemia, por ser rica em ferro. A couve também é tônica, laxante, vermífuga e reduz as pedras da vesícula.

GENGIBRE: É analgésico, atuando como AAS (ácido acetilsalicílico):´por exemplo: ele faz a dor de cabeça desaparecer em meia hora, se você tomar 1/2 colher de chá de pó de gengibre diluido em água. Mastigar gengibre fresco alivia a dor de garganta e combate a inflamação. Além disso, reduz o desejo de fumar.

ARROZ ou TRIGO INTEGRAL: Uma boa porção de preferência com mel, faz desaparecer a irritação da tensão pré-menstrual dentro de mais ou menos uma hora, por produzir o hormônio serotonina, semelhante em seu efeito ao do Valium.

IOGURTE: 2 copos com banana, tomadas na véspera do início da menstruação reduzem em muito as cólicas mentruais, por causa do cálcio que contêm.

IOGURTE COM ABACAXI: Previne e até ajuda a curar a osteoporose, por conter cálcio e magnésio.

ABACAXI: Trata-se de um poderoso expectorante, porque contêm bromelina, que dissolve os catarros. Tomando um copo de suco de abacaxi em jejum durante 15 dias, intercalando uma pausa de 15 dias e depois repetindo a dose, consegue-se dissolver completamente a solitária (tênia de vaca).

TOMATE, CENOURA, ABACAXI, PIMENTÃO E MORANGO: Ajudam a previnir o câncer de mama e a leucemia. O tomate, rico em licopeno, previne o câncer de próstata, se consumido em sopas e molhos, com um pouco de azeite, pelo menos 4 vezes por semana.

MORANGO, UVA, AMORA, ACEROLA, PITANGA E FRAMBOESA: Contêm ácido elágico, que, além de beneficiar a pele, tornando-a mais elástica, neutraliza as substâncias cancerigenas que penetram no organismo, antes que possam provocar a temida mutação das células . A amora melhora a memória do idoso, e o chá de sua folha é usado para diminuir os sintomas da menopausa.

SOJA: Contêm lecitina, uma substância importante para o sistema nervoso e útil para a dissolução de gorduras localizadas ou de pedras da vesícula. É rica em proteínas de alta qualidade e, em fitoestrógenos que ajudam o equilíbrio hormonal da mulher, especialmente no período da menopausa. Além disto, a soja contêm genisteína e daidzeina, dois fitoquímicos poderosos na destruição das células cancerosas.

NOZES E CASTANHAS: Muito nutritivas, se bem bastante calóricas, são ricas em gorduras monosaturadas e poliinsaturadas, que reduzem os níveis do colesterol LDL e os triglicerídeos, enquanto aumentam os níveis de HDL; a fórmula perfeita para prevenir doenças cardíacas.

SUCO DE UVA VERMELHA: Esqueça a receita de tomar vinho tinto, o suco de uva tem o mesmo poder preventivo, porque é na casca da uva vermelha que se encontra os resveratrol, um super antioxidante que previne o ataque cardíaco e o endurecimento das artérias.

MANGA purifica o sangue.

RÚCULA E CHUCRUTE (repolho fermentado) reduzem a glicemia.

CHUCHU reduz a hipertensão arterial e o glaucoma.

MELÂNCIA elimina a retenção de líquidos dos tecidos.

FIGO cicatriza úlceras de estômago e duodeno, bem como úlceras varicosas nas pernas.

CAQUI é útil nas afecções do fígado, catarros da bexiga e enfermidades das vias respiratórias.

ÁGUA DE CÔCO é hidradante, remineralizante, e um excelente substituto do leite materno, quando liquidificado com a polpa de côco verde.

A BANANA, alivia doenças do cólon e do reto, facilita a função intestinal e é riquíssima em cálcio.

O SUCO DE BATATA cura instantaneamente a azia, seu uso diário alcaliniza o organismo todo, com grandes benefícios para a saúde.


Comer arroz integral e Semente de melancia


São alimentos ricos em triptofano que aumenta a serotonina, hormônio do prazer e da alegria.

Evitar açúcar refinado

Depressão

Para Depressão e ansiedade

* Use todos os dias 2 colheres de sopa de semente de linhaça triturada no liquidificador, com suco de frutas sem acúcar, pois o açúcar retira os minerais do organismo.

Ela cura depressão e TPM por manter a serotonina.

Dizem que cura até câncer.

* Casca de arroz integral também cura depressão por conter Triptofano.

Retire da alimentação o máximo possível dos acúcares, cafeína porque causam ansiedade.

Troque as farinhas refinadas pela integral e adicione vitamina B1.

Travesseiro de ervas relaxantes

1 manta acrílica de 50/70 para fazer o forro interno

1 saco de TNT (tecido) costurado em 3 lados½ kg de espuma e plumante adicionado de 1 copo grande de erva camomila molhado com3 ml de essência de alfazema.


Modo de fazer: Corte e costure o tecido de TNT em três lados, separe. Faça o mesmo com a manta acrílica deixando com 1/2 centímetro a menos de cada lado. Deve ficar menor para caber dentro do saco de TNT.

Encha a manta acrílica com a espuma em flocos ou o plumante, colocando no meio a camomila molhada com a alfazema. Costure a manta fechando o saco. Coloque dentro do tecido de TNT e costure o tecido fechando o lado que estava aberto. Está pronto o seu travesseiro relaxante.


Dicas do Sementinha:


- A secagem das folhas e flores deve sempre ser feita à sombra em local arejado e limpo.

- É importante saber que as folhas e flores devem ser cortadas em pedacinhos para fazer a infusão. Coloque as ervas em uma vasilha e derrame água fervendo em cima, tampe bem e deixe descansar por 10 minutos.

- Cascas, galhos e raiz devem ser cozidos em água fervente por 10 ou 15 minutos.

Anemia: Tome diariamente uma xícara de suco de beterraba crua logo depois do almoço durante 10 dias. Folhas verde-escuras como agrião, salsa, couve, espinafre e bertalha têm muito ferro. Utilize-as sempre que possível nas refeições.

Bronquite: Chá de hortelã pimenta: use cinco folhas para um copo (250ml) de água. Ferva e deixe descansar por 10 minutos e tome uma xícara de quatro em quatro horas. Outra receita é o chá de guaco: pegue duas folhas para um copo de água, ferva, deixe descansar e tome três vezes ao dia.


Saber popular das ervas

Cólica menstrual: Chá de erva-cidreira ou capim santo. Coloque três folhas dentro de um copo com água quente fervida e tampe. Espere esfriar e tome duas vezes ao dia.

Corrimento vaginal: Faça um chá com três folhas de cada uma dessas ervas: malva, picão, transagem e confrei em um litro de água. Deixe amornar. Use em banho de assento uma vez ao dia durante três dias seguidos.

Coceira na vagina: Faça um chá com três folhas de arnica, um punhado de erva tostão, cinco folhas de aroeira em um litro de água. Tome uma xícara pela manhã e use o restante para limpar o local. Use até ficar boa, mas não tome este chá por mais de 15 dias seguidos. Após este período é preciso suspender o tratamento por sete dias para recomeçá-lo.

Caspa: Ponha de molho um punhado de cravo-da-índia e depois ferva em um litro de água por 10 minutos. Use esta água para enxaguar os cabelos após o banho.

Desidratação: Use o soro caseiro (um litro de água fervida, uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar) aliado a um caldo de banana verde. Ferva a banana verde e tome o caldo em pequenos goles. No início, de cinco em cinco minutos e, depois, a cada 10 minutos.

Diarréia: Um chá feito com broto de goiabeira é bom para qualquer tipo de diarréia e a folha da erva-cidreira também. Prepare um chá com uma das duas ervas, acrescente uma pitada de sal e tome. Caso a diarréia seja muito forte e persistente, com febre e vômitos, é preciso correr para um posto de saúde.

Queda de cabelo: Faça uma infusão com oito folhas grandes de batata-doce em um litro e meio de água. Deixe esfriar e enxágüe os cabelos por cinco minutos, molhando bem o couro cabeludo.


ducha vaginal com vinagre para coceira


(1 colher de sopa de vinagre de maçã ou cidra em 1/2 litro de água morna)

alivia coceira e queimação, e deve ser completada por uma aplicação vaginal de iogurte natural

ou de lactobacilos em cápsulas, para fornecer defesas à flora;

pode repetir a cada três horas, se for o caso



RINITE ALERGICA
É praticamente impossível vivermos sem a presença dos ácaros, no entanto, ela pode ser amenizada a partir do momento em que medidas importantes para reforçar a higiene do meio em que vivemos são adotadas.

Entendendo a Rinite Alérgica

Estas medidas podem ser a remoção de carpetes de dentro de casa, retirar o pó de sobre os móveis e também do chão, utilizando sempre um pano umedecido em água.

É importante também trocar as roupas de cama pelo menos uma vez por semana, manter os ambientes sempre arejados, as janelas abertas para permitir a entrada dos raios solares dentro de casa, principalmente dentro do quarto, pois este, é o local onde costuma ter uma maior concentração de ácaros.

Além disso, é importante colocar o colchão em contato direto com o sol sempre que possível, além de trocá-lo de lado, pelo menos, a cada quinze dias. Os travesseiros também devem ser expostos ao sol sempre que possível, os mais indicados aos alérgicos são os de poliéster.

As medidas acima, são apenas algumas das muitas que podem ser adotadas para diminuir a concentração deste aracnídeo, responsável pela maior parte das crises de rinite alérgica.

Além do ácaro, outros fatores também podem desencadear os sintomas da rinite alérgica, tais como: cheiro de perfume e de produtos de limpeza, fungos, o contato com a poluição, alguns tipos de alimentos, fumaça de cigarro, etc.

Para o alérgico, a principal medida a ser tomada, é evitar, o máximo possível, o contato com as substâncias desencadeadoras de sua alergia.

Receita de maçã para rinite

1 maçã sem semente cortada em pedaços
2 dentes de alho descascados
1/2 litro de agua filtrada

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome  1 copo 2 vezes ao dia.

o alho.


Ele só não tem uma virtude, que é perfumar o hálito; em todas as outras é insuperável.

Para começar, o tempero. Alho socado e refogado dá vida à maioria dos pratos, as sopas modestas que o digam. Fatiado e cozido, na água, no azeite ou no vinho, acompanha altos pratos de carnes, frango, peixe, vegetais, cogumelos. Uma vinha-d’alhos é fundamental para purgar carnes mais pesadas antes de assar ou cozinhar. Um pão de alho para abrir os trabalhos da mesa é sempre bem-vindo. Qualquer patê que se preze leva um dentinho de alho. Uma conserva de alho no molho de soja – basta descascar, cobrir com o molho escuro e deixar alguns dias – acompanha bem qualquer prato e é um tira-gosto delicioso. Dentes grandes podem ser assados no espeto. Para temperar o feijão, pode-se colocar uma cabeça de alho inteira, sem descascar, e depois espremer o creme com uma colher de pau, retirando a palha.

Consta que a primeira greve da história aconteceu quando os escravos que construíam as pirâmides do Egito deixaram de receber sua porção diária de alho, que estava em falta no mercado. "Assim não é possível trabalhar", resolveram eles, e cruzaram os braços. Atribuíam ao alho seu vigor, sua disposição.

Não é para estranhar. Há milênios que o alho afasta vampiros, vermes e parasitas em geral, é antiespasmódico, neutraliza gases, estimula a secreção de bile, é digestivo, diurético, tonificante, expectorante, baixa a febre. Usado constantemente na alimentação, cru e cozido, equilibra as taxas de colesterol e triglicerídeos; reduz a hipertensão, regula a glicose do sangue, previne contra tumores malignos, relaxa os vasos sanguíneos evitando a arteriosclerose. Descongestiona as vias respiratórias e trata a bronquite. Ajuda a eliminar toxinas, pois contém muito enxofre. Também contém germânio, que facilita a absorção de oxigênio pelas células. Preserva vitaminas; contém B6 e selênio, facilita o aproveitamento da B1. Desintoxica, acalma e aumenta a capacidade do organismo de resistir ao frio e ao calor. Combina muito com carnes e feijões, mas pode ser comido com outros alimentos mais leves em quantidade menor.

O extrato de alho é usado atualmente como antibiótico em infecções importantes, principalmente por fungos; funciona contra vírus da herpes e outros relacionados; aumenta a ativação das células T e acentua a função antitumoral das macrófagas; aumenta a imunidade contra uma série de agentes infecciosos.

Num estudo de 1944 a conclusão era de que o alho tinha um poder maior e mais abrangente do que todos os outros antibióticos por ser ao mesmo tempo bactericida, fungicida, vermífugo, antiviral e antiprotozoário. Atualmente, 72 diferentes infecções podem ser evitadas usando alho. Na Rússia é o remédio mais comum contra gripes, resfriados, tosse e desordens intestinais. Na Polônia é usado contra gastroenterocolite, dispepsia, pneumonia, nefrose e septicemia. Na China, doses altas de alho têm sido empregadas no tratamento da meningite criptocóccica, infecção fúngica que não cede a antibióticos comuns.

O cheiro do alho, que fica no corpo durante várias horas, diminui bastante se ele for ingerido junto com um alimento protéico – carnes, lácteos, ovo, feijões; está ligado à alicina, o poderoso princípio ativo, e não há como obter os bons efeitos sem pagar o preço. Mastigar uns raminhos de salsa depois de ingerir o alho pode ajudar a reduzir o hálito. Tomar um copinho de vinho tinto, segundo os franceses, também. Chupar um ou dois cravos-da-índia. Beber extrato de clorofila.

Para fazer óleo de alho em casa, soque uns dois dentes de alho bem socados (dizem que espremer não serve, socar é que libera os agentes importantes), misture com azeite de oliva, deixe três dias na temperatura ambiente, coe e guarde na geladeira. Amorne quando for usar para dor de ouvido em bebezinhos e crianças maiores, pingue duas ou três gotinhas e tampe com um pedaço de algodão.

Extrato frio de alho se faz deixando vários dentes de alho de molho em meia xícara de água durante 8 horas.

Água de alho: socar 2 a 4 dentes de alho, colocar num copo de água quente e deixar durante a noite. De manhã coar e beber; repetir durante vários dias.

Azeite de alho: encher 1/3 de um vidro com dentes de alho descascados, completar com azeite, deixar descansar por 7 a 10 dias num lugar escuro, coar e usar diariamente às refeições.

"Manteiga" de alho: socar alguns dentes de alho e misturar bem com azeite de oliva e salsinha picada. Passar no pão para comer de manhã ou a qualquer hora.

Suco de alho: socar alguns dentes, espremer num pano, usar meia colher de chá diluída em água e beber ou 3 vezes por dia.

Tintura de alho: deixar 200 gramas de dentes de alho descascados em um litro de brandy ou conhaque de boa qualidade durante 14 dias, numa temperatura de 30o C, numa garrafa arrolhada. Sacudir várias vezes por dia. Coar e guardar até um ano, tomando 5 a 25 gotas, várias vezes por dia, conforme a necessidade.

Chá de alho: 25 gramas de alho fervidos em um copo grande de água ou leite durante vinte minutos, tomar duas vezes ao dia contra todos os vermes. Oxiúros: fazer esse tratamento na lua minguante, durante três ou quatro dias. Uma variação: macerar 2 dentes de alho sem casca numa tigela de leite durante 24 horas, e tomar tudo, pela manhã, em jejum, 3 dias seguidos.

Cápsulas de alho: duas cápsulas, três vezes ao dia, com a comida.

Contra tosse, misturar alho socado com mel.

Contra vermes em crianças, colocar alguns dentes de alho nos bolsos da roupa, fazer um colarzinho com dentes de alho ou colocar fatias finas de alho nos sapatos para a alicina ser absorvida através da pele.

Ressalva: a reação de algumas crianças ao contato direto entre o alho e a pele não foi boa, gerando bolhas como se houvesse uma queimadura no local. É bom testar com cuidado.


Receita com plantas medicinais para emagrecer:




Antes de começar o tratamento com as ervas verifique os seus hábitos alimentares, não tome refrigerantes, muito açucar e alimentos que não engordam. Isso ajudará no tratamento com ervas medicinais para o emagrecimento.



As ervas medicinas para o emagrecimento são usadas de uma forma coordenada para ter um efeito rápido e eficaz. O tratamento consiste em acabar com retenção de líquidos e gases, a outra fase queimar gorduras e diminuir o apetite e juntamente com essa coordenação uma outra erva para equilibrar o metabolismo.



Receita com ervas medicinais para emagrecer

Tratamento de 90 dias:

Uma mescla de ervas para emagrecer para as fases citadas acima:

Uso do Urucum para emagrecer:

1ª ao 15ª dia tomar 3 sementes 2x ao dia

16ª ao 30ª dia tomar 4 sementes 2x ao dia

31º ao 45º dia tomar 5 sementes 2x ao dia

46º ao 60º dia tomar 6 sementes 2x ao dia

61º ao 75º dia tomar 7 sementes 2 x ao dia

76º ao 90º dia tomar 8 sementes 2 x ao dia

Durante os noventa dias de tratamento para o emagrecimento:

Cavalinha planta medicinal que emagrece

decocção de seus talos (50 g/l) 2 xícaras uma de manhã e outra a tarde

Verificar aqui no site do lado direito oque é decocção e fazer deste modo. Tomar as 2 xícaras de chá durante 90 dias, juntamente com a receita de Urucum para emagrecer acima.

Erva de São João ajuda no emagrecimento com a diminuição da ansiedade, e melhora o sono além de ser antibacteriana ajudará na parte digestiva nas prevenções de gastrites:

Ferva as raízes durante 2 a 3 minutos. Pode deixar de "molho" durante 24 horas na geladeira, em uma xícara coberta. No dia seguinte, aquece e toma o líquido. Em todos esses casos o produto deve ser bem lavado antes do uso. Tome 3 xícaras uma de manhã, uma de tarde e outra uma hora antes de dormir.
Durante o tratamento:

Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga). Refrigerante nem pensar.
Alimentos recomendados durante o tratamentoAs fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições). · Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino).
Exercicios físicos, caminhadas além de regras horários de acordar e dormir durante o período do tratamento.
Pronto esse é o tratamento completo para o emagrecimento, depois de 90 dias você deverá ter perdido no mínimo 10 kg.


CHA PARA DIABETES
Muito se falou da utilização do caju para auxiliar no tratamento da diabetes. Embora o próprio consumo da fruta possa gerar benefícios, deixaremos aqui um chá a partir da casca do cajueiro. Vejamos:


Cajueiro

Você vai precisar de:

•Uma colher de chá do pó da casca do caule do cajueiro (caju vermelho),

•Uma xícara de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e acrescente o pó da casca do cajueiro. Desligue o fogo em seguida e aguarde até que esfrie. Após isso, passe o chá em uma peneira.

Posologia

Beba uma xícara do chá duas vezes ao dia.