Pesquisar este blog

MAIS MENSAGENS

O Ser Humano e a Educação!



Nós não nascemos prontos. Tem uma frase simplista que diz que quanto mais uma pessoa vive mais velha fica. Além de enxergar aí apenas o óbvio da parte física, e isso, depois de vários anos de vida, é apenas uma ilusão.

Caso assim fosse, uma pessoa teria que nascer pronta e daí ir se gastando. Este é o caso de uma geladeira, de um fogão, uma televisão ou um carro... Não de um ser humano.
Fogão, sapato ou geladeira nasce pronto e vai se gastando... Gente nasce não pronta e vai se fazendo. Sutil diferença.
Aprendo a cada dia a importância da humildade. Ao contrário, o arrogante acha que ele já está pronto. Ora, nós nunca estamos prontos.

Talvez resida aí o problema dos jovens e crianças de hoje que confundem, achando que desejos sejam direitos. Esta nova geração é única, acha que se ela quer, tem o desejo, você como pai, mãe, tutor, educador tem obrigação de dar o que ela quer. Um absurdo!
E se você não der, a criança acha que você não gosta, que vai pegar depressão, que vai fugir, fazer besteira e daí, pelo lado prático da besteira, caminho mais fácil, você cede aos desejos da criança, do jovem e o presenteia.
Acaba de estragar a possibilidade da construção de um ser humano melhor para a vida, para o trabalho, para a família e para a sociedade.
Haja confusão mental e emocional. Os pais compram um par de tênis que custa o mesmo valor de dois pneus do carro. A justificativa é que os jovens são consumistas.
Papai vai sair para ganhar dinheiro. Mamãe vai sair para ganhar dinheiro. Este eles conhecem desde pequeninos digitando sua senha no caixa eletrônico e saem felizes da vida. Esta é a relação que tem. Não conhecem o processo anterior. Eu imagino que tem criança achando que leite deve dar em torneira ou algo parecido, nunca viu uma vaca.
É igual à relação de antigamente entre professor e aluno que hoje é regida mais pelo código do consumidor. O menino hoje aponta o dedo para o professor e diz que paga o salário dele com a sua mensalidade ou impostos. Como se fosse uma relação estritamente comercial.
O mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para este mundo. Verdade nua e crua.
Outro dia ouvi uma moça universitária dizer que já havia aprendido a cozinhar. Perguntei o que já sabia fazer. Ela me respondeu séria: Miojo. Pensei que estava brincando, mas estava falando a verdade.
Ela acha que cozinhar era uma coisa de três minutos. Assim com a vida de hoje, amor de ojo, namoro de ojo, sexo de ojo, estudo de ojo, tudo de ojo, tudo fast.
Estes dias ouvi o Cortella dizer que o inventor do Miojo havia morrido com 94 anos de idade e que fizeram três minutos de silêncio em homenagem a ele.
Por isso, educação ainda é o grande filtro da humanidade e deve-se passar por ele para depurar o pensamento, a consciência, a moral, a ética, a motivação, as atitudes... A vida em geral poderia ser muito melhor.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Lentes da fé   06/07/2010


Se você não acredita que pode ter algo de bom, então nunca terá. A barreira está na sua mente. A sua maneira de pensar e de agir, chamada aqui de atitude, definem o resultado do jogo.

Você também pode ter partido do princípio que já alcançou o auge, que atingiu os seus limites, que nunca conseguirá um sucesso maior. Sinto dizer aqui, mas você está absolutamente certo... Para viver a vida da melhor forma possível agora, você precisa começar a enxergá-la através dos olhos da fé, visualizando a si mesmo ascendendo a níveis mais elevados.

Você tem que enxergar o seu negócio decolando, o seu casamento ou relacionamento renovado, sua família prosperando, seus sonhos se tornando realidade. Você precisa conceber o que quer e acreditar que é possível. Isso tem que ser desenvolvido a começar pelos seus pensamentos, nas suas conversas, nas suas ações.

Ninguém no mundo se torna um vencedor sem ao menos se enxergar como vencedor. É preciso substituir a visão de si mesmo como segundo colocado, tendo sempre alguém a sua frente. Mais uma vez, atitude é a palavra chave e com ela criamos um ambiente de fé e sucesso.

Pessoas felizes, bem-sucedidas e realizadas aprenderam a viver melhor a vida agora. Elas tiram o melhor partido possível do momento presente, aprimorando assim o seu futuro. Outras, não tão felizes, passam a vida com uma baixa auto-estima de dar dó, pois se concentram nas coisas negativas, sentindo-se inferiores e outras ainda ficam adiando a sua felicidade para uma data futura, sem ação dizem: Um dia, as coisas vão melhorar na minha vida, mas não fazem nada para melhorar! Um dia vou estar em melhores condições físicas, mas nem uma caminhada faz! Um dia vou ganhar mais dinheiro, mas o que faz é apenas reclamar porque ele não veio para em sua mão!

Você produz o que vê continuamente na sua mente. Se você alimenta imagens negativas, de derrota e fracasso, é só isso que vai conseguir. Se você cola uma etiqueta chamada depressão na sua testa, é depressão que você vai conseguir. É claro que a doença existe e em muitos casos é necessária mesmo à medicação e para isso existem os médicos da área, mas numa boa parte de casos, o remédio é a sua atitude diante da vida, mesmo quando você estiver sendo medicado por um profissional. Agora, se você produzir imagens de sucesso, saúde, alegria, paz e felicidade, nada na face da terra será capaz de tirar estas coisas de você.

Deus deseja que esta seja a melhor época de sua vida e você não pode andar por aí tendo pensamentos negativos, derrotistas e limitantes. Enquanto você não aprender a enxergar o futuro através das lentes da fé, o seu modo errado de pensar impedirá que as coisas boas aconteçam na sua vida. Deus não derrama idéias novas e criativas, tampouco bênçãos em velhas atitudes. Não basta rezar, é preciso ir ao encontro de Deus!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Tenha pensamentos grandes  07/07/2010


Livre-se de pensamentos mesquinhos e comece a pensar em crescimento, em abundância, em ter mais que o suficiente, e saiba que é assim que Deus quer que você conduza os seus sonhos.

Não acredito que devamos nos conformar com uma visão pequena da vida e estarmos aqui apenas para sobreviver.

Muitas vezes estamos limitados pelas nossas perspectivas e empacados na nossa maneira de pensar e sonhar. Uma maneira nova de pensar deve vir com o cérebro e o coração, isto é, com atitude e sentimento.

Há muitos anos, um famoso golfista foi convidado pelo rei da Arábia Saudita para jogar em um torneio de golfe. Ele aceitou o convite e o rei enviou seu jato particular aos Estados Unidos para buscá-lo. Jogaram golfe durante vários dias e se divertiram bastante. Quando o jogador estava entrando no avião para voltar para os Estados Unidos, o rei lhe disse: - Quero lhe dar um presente por ter vindo até aqui e tornado esta ocasião muito especial. Qualquer coisa que você queira. O que posso lhe oferecer?

O jogador de golfe americano, com muita educação replicou dizendo: “Oh, por favor, não me dê nada. O senhor foi um agradável anfitrião. Diverti-me muito aqui. Eu não poderia desejar mais nada”.

O rei foi inflexível e retrucou: - Não, insisto em lhe dar alguma coisa para que você sempre se lembre da viagem que fez ao nosso país.

Ao perceber que o rei estava decidido, o jogador disse: - Muito bem. Eu coleciono tacos de golfe. Por que o senhor não me dá um taco de golfe?

Ele entrou no avião e, durante o vôo de volta para casa, não pôde deixar de pensar no tipo de taco que o rei poderia lhe dar. Imaginou que poderia ser um putter de ouro, aqueles para tacadas nas áreas próximas ao buraco, com o seu nome gravado nele ou quem sabe um sand wedge, taco usado para tirar a bola dos bancos de areia ou para tacas de aproximação, cravejado de diamantes e outras pedras preciosas. Afinal de contas, pensara ele, seria um presente de ninguém menos que ao rei da Arábia Saudita, milionário do petróleo.

Quando o jogador chegou em casa, ficou atento ao correio e aos serviços de entrega, para ver se o seu taco de golfe já havia chegado. Finalmente, várias semanas depois, ele recebeu uma carta registrada do rei da Arábia Saudita.

O profissional americano achou aquilo muito estranho. Onde está o meu taco de golfe? Pensou ele, perguntando a si mesmo. Ele abriu o envelope e, para sua surpresa, dentro dele estava o título aquisitivo, a escritura, no seu nome, de um campo de golfe de 200 hectares nos Estados Unidos.

Às vezes os reis tem uma maneira de pensar diferente da nossa e fica o exemplo que podemos expandir a nossa visão para pensamentos maiores. Uma pessoa que sonha é mais forte do que aquela que possui todos os fatos.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!



O ontem acabou na noite passada... O hoje é uma dádiva dos céus



e o amanhã ainda é o único lugar que temos para ir.”


Gilclér Regina


O que é Ter Sucesso?

O problema da maioria das pessoas que querem ter sucesso não é que elas não conseguem alcançá-lo... O maior obstáculo para elas é que não compreendem bem o que é sucesso.

O erro mais comum e mais caro é pensar que o sucesso acontece por causa de alguma genialidade, mágica ou coisa parecida e isto acaba ficando tão distante da realidade.
A imagem tradicional de sucesso para muita gente é ter a riqueza do Bill Gates, a inteligência do Albert Einstein ou a imaginação do Walt Disney.
Pode parecer um absurdo, não admitimos, mas muitos de nós imaginamos o sucesso como parecer com outra pessoa... Mas não podemos ser outra pessoa. Mais importante ainda, ninguém deveria querer ser o outro!
Duas coisas são certas para entender este caminho. A imagem certa do sucesso e os princípios para chegar lá.
A imagem do sucesso nunca é a mesma para duas pessoas porque fomos criados de forma diferente como indivíduos únicos no mundo.
Você pode entender então que o sucesso é uma jornada e não um destino. Não importa quanto tempo você viva ou o que você decida fazer na vida.
Quando você vir o sucesso como uma jornada, nunca terá problema de tentar “chegar” a um ilusório destino final.
Você tem o potencial de se tornar sucesso hoje... No momento em que fizer esta mudança mental para encontrar seu propósito, crescer, ajudar os outros, sucesso é uma coisa que você passa a ser e não algo que vagamente espera ter um dia.
Existem evidências claras de que você não atinge o topo a menos que você tenha objetivos e metas na vida. Faça perguntas como: O que estou buscando? Por que fui criado? Eu acredito no meu potencial?
O presidente americano Theodore Roosevelt disse: “Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver”. Sucesso é isso.
Pergunte-se: Quando eu começo? A resposta é: Comece agora. Muitas pessoas estão esperando por um convite a inspiração ou mesmo permissão para começar. Porém, se esperarem por muito tempo irão deixar o terreno adubado para os outros cultivarem.
Lembre-se: Potencial é o presente de Deus para nós e o que fazemos com isso é o nosso presente para Ele. Deus ajuda, mas espera que você faça a sua parte!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Sem Medo de Vencer...

E de Pensar!

Entre todas as criaturas do mundo, o ser humano é o menos equipado. Não pode voar como os pássaros, correr como o leopardo, nadar como um crocodilo ou subir em árvores como um macaco.


Tampouco tem olhos de águia, nem mandíbulas e dentes de uma onça pintada.

Do ponto de vista físico, o homem é fraco e indefeso que até um inseto pode matá-lo.

Porém, a natureza é sensata e generosa. A maior dádiva do ser humano é a capacidade de pensar. O ser humano pode criar o seu próprio ambiente enquanto os animais podem apenas se adaptar.

Infelizmente, poucas são as pessoas que fazem uso dessa dádiva – a capacidade de pensar. Não entenderam que pensar não custa nada.

Há dois tipos de fracassados: 1) aqueles que fizeram e não pensaram e 2) aqueles que pensaram e não fizeram.

Viver sem pensar é como atirar sem fazer mira.

A vida é como um restaurante self-service. Você pode pegar tudo o que quiser desde que pague o preço. E, se você esperar que alguém venha lhe atender, irá esperar a vida toda.

O conceito é: Você faz as suas escolhas e paga para ter o melhor.

Vencer na vida não é o que nos acontece e sim o que fazemos com o que acontece conosco.

Se você acha que vai perder... Você está perdido.

Se você acha que vai ganhar... A vitória é possível.

O segredo? A resposta está na motivação e esta tem nome: Estado de Espírito!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

                                      "Qual a diferença entre uma pessoa que

                                        não sabe ler e uma que sabe, mas não lê?"


                                                                         Atalhos!



                                                                             Gilclér Regina

Por mais estranho que possa parecer o atalho como a maior distância, já que a palavra sugere “encurtar caminhos”, o atalho é o desvio da rota, faz a estrada ficar mais longa.

O sucesso também é assim, não admite atalhos. Muitas vezes as pessoas nos oferecem atalhos. Uma coisa que aprendi em minha vida: Tudo tem começo, meio e fim.

Os vickings ao irem para a guerra, atracavam seus navios próximo da orla do inimigo... Rumavam para a praia em seus botes... Porém, antes, queimavam seus navios.

Quando iam para luta não tinham outra alternativa, ou lutavam para viver ou morriam... Não tinha volta.

Assim somos nós, precisamos queimar alguns navios de nossa vida, queimar coisas que aconteceram com a gente, coisas de trabalho, de relacionamento pessoal...

É preciso ir em frente, subir no bote e dar rumo aos próximos objetivos e metas. Nós temos que ser guerreiros.

Mesmo se você está numa situação ruim, endividado, o melhor marketing é mostrar a cara. O credor quer ouvi-lo. Isso o tranqüilizará.

A regra de gestão e liderança para o sucesso na condução de equipes é: Seja suave com as pessoas... E severo com os problemas.

Não se iluda! O atalho é não reclamar e seguir a reta. Exemplo: você trabalha aos domingos? Sei que isso não é a oitava maravilha do mundo, mas olhe ao seu redor.

Companhias aéreas, hospitais, farmácias, táxis, hotéis, restaurantes, shoppings centers, polícia militar e civil, companhias elétricas, médicos, praticamente todas as profissões do mundo estão trabalhando aos domingos.

Ajuste o foco! Enquanto você não tiver o poder de mudar o trabalho aos domingos... Lute para ganhar um bom dinheiro e prosperar nos domingos em que for trabalhar.

Não relaxe... O seu cliente não o perdoará.

Se você tiver que trabalhar aos domingos, então dê um show. Se você corre por um belo projeto de vida, essa realidade pode acontecer se você não sair da estrada!

Pense... Rapidez é vida, é dinheiro entrando ou saindo do caixa. Não peque por omissão. Não peque por lentidão. Não coma cru indo apressadamente pelo atalho. Siga sua reta.

A vida não é uma emergência... A vida é uma maratona!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Aprendemos com os campeões!


Qual é o segredo dos melhores? A resposta é: seguir os melhores. Uma recém formada arquiteta, em vez de abrir um negócio, pode trabalhar primeiro num escritório bom, fazer cursos, estudar. Assim também os advogados que procuram uma banca reconhecida, os médicos e consultores que fazem estágio com os bons profissionais da sua especialização, vendedores atuam em escritórios de representação e em todas as profissões a regra é a mesma: Os campeões vão te ensinar a ser um campeão, os medianos ensinam a quebrar o galho.

O maior erro hoje, nas empresas, é a falta de estratégia. O profissional vai tocando o seu dia-a-dia na empresa do jeito que dá. O excesso de medo também paralisa e engessa suas ações.

O produtor Michael Jansen disse: "Felicidade não é ausência de problemas. Ausência de problemas chama-se tédio. Felicidade são grandes problemas bem resolvidos".

A escritora Kelly Young disse: "O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema". Tenho colocado em minhas palestras que atitude é tudo, faz subir um avião, faz descer um foguete, constrói a felicidade ou pela sua falta, a infelicidade. Melhor errar por ação do que por omissão.

Com o stress em alta na sociedade, o perigo da depressão passou a ser uma realidade diária para muitas pessoas. Nestes momentos não há como não se sentir pequeno, o mundo parece conspirar contra o nosso equilíbrio e o desânimo parece estampado em nossa cara.

Nestes momentos, me vêm a lembrança às palavras de Victor Hugo: “O futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível: para os temerosos, ele é o desconhecido: para os corajosos, ele é a chance, a oportunidade".

O grande escritor Napoleon Hill disse certa vez: "Toda adversidade, toda circunstância desagradável, todo fracasso e toda dor física carregam consigo a semente de um benefício equivalente"

Se você tem talento, dom para aquilo que faz, o maior ingrediente que você tem que adicionar chama-se paixão, e você terá um desejo de vencer tão intenso que nenhuma força do mundo conseguirá detê-lo.

A falecida política indiana Indira Ghandi dizia: "Há dois tipos de pessoas: aquelas que fazem o trabalho e aquelas que ficam com o crédito. Tente sempre estar no primeiro grupo: há menos competição lá", ou seja, é melhor fazer a sua parte e até mais, como disse Winston Churchill: "O mundo estaria arruinado se cada um somente cumprisse com a sua parte".

Finalizando, as palavras de Soichiro Honda, fundador da Honda que diz: "O sucesso é constituído de 99% de fracasso". Lembro ainda Mahatma Ghandi que disse: "Minha vida é minha mensagem".

Existem pessoas que não sabem e não perguntam, outras que sabem e não ensinam e ainda os que ensinam e não fazem. O sucesso é de quem faz. A distância entre o saber e o fazer é de um oceano. Seja seta e não alvo. Siga os campeões e você também será um deles.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Planejamento do auto-engano!


Tem gente que vai para frente do espelho, murcha a barriga... E depois sai dizendo que está tudo bem!

As pessoas parecem sentir um enorme prazer em dar idéias novas, propor projetos grandiosos, mirabolantes... Mas na hora de executar, não tem o mesmo entusiasmo. Vale a reflexão: É melhor ter menos idéias, projetos mais simplistas e mais execução.

Sem o total comprometimento dos líderes, dos dirigentes com a execução de idéias, orçamentos, planos, projetos, as empresas continuarão aperfeiçoando a melhoria contínua do planejamento do auto-engano.

O General Mac Arthur na segunda guerra mundial precisava passar a cavalaria para o outro lado do rio. Chamou o soldado engenheiro e lhe disse: “Soldado, reúna o pessoal do projeto e construa uma ponte em três dias, preciso passar a cavalaria para o outro lado do rio”.

Passados três dias o general chamou o soldado e lhe perguntou: “E a ponte soldado?” E o mesmo lhe respondeu: “A ponte está pronta senhor, desde que não espere pelo pessoal do projeto que ainda não está pronto”.

Nada contra o pessoal da área de projetos, tão importante nas empresas. Porém, o que está em jogo é a atitude, o comportamento, a iniciativa, o comprometimento do pessoal, incluindo aí o pessoal de projetos com a idéia e com a necessidade de ação, isto é, a idéia colocada em prática.

Uma idéia pode valer um bilhão de dólares... Desde que colocada em funcionamento. Caso contrário foi apenas mais uma idéia na multidão. O sucesso é medido pela prática. Como exemplo, as obras que Oscar Niemayer sonhou e desenhou na prancheta só tiveram êxito, valor, com a construção delas, isto é, saíram da prancheta, do desenho.

Você pode ter o maior conhecimento do mundo... Porém se não repassar isso aos outros, valerá menos que alguém que saiba muito menos, mas coloca até a alma para ensinar o que sabe. E ensina.

Nós vivemos de metas, de objetivos... E tudo isso só acontece com sonhos, com pensamentos positivos. O escritor Ishizawa disse que uma tonelada de idéias não vale nada se não tiver um grama de técnica. Entendi então que uma tonelada de idéias não valerá nada sem um grama de prática.

Existem pessoas que não sabem... E não perguntam.

Existem pessoas que sabem... E não ensinam

Existem pessoas que ensinam... E não fazem!

Ninguém tem o direito de ensinar aquilo que não sabe fazer. Você pode não “pegar na massa”, mas tem que “entender da massa” para ensinar.

O sucesso é de quem faz!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


O ARROGANTE

Acima da capacidade intelectual e profissional, está a capacidade de reconhecer que nenhuma verdade é absoluta. Ter a humildade em admitir o próprio erro, mesmo que isto represente situação adversa, é digno e nos aproxima das outras pessoas. O segredo do sucesso, começa por ser querido pelas pessoas. A chance de se obter sucesso é inversamente proporcional ao número de inimigos que você cria. Ter autoconfiança, sim. Ser arrogante, JAMAIS. Não confunda arrogância com coragem, ousadia liderança ou segurança.


Os arrogantes colecionam fracassos (nem sempre financeiros), mas todos sempre são justificados e cada justificativa incabível, gera outro fracasso e o ciclo nunca é interrompido.

O arrogante tem características facilmente notadas:

- Jamais se considera arrogante. Em sua opinião, ele apenas defende suas posições e princípios

- Quando fracassa, a culpa é dos outros ou a sorte não o acompanhou

- Cobiça o sucesso dos outros, mas é claro que não assume isso, “afinal ele é a personificação do sucesso”. E se esse sucesso pertece à alguém próximo, isso o incomoda profundamente a ponto de lhe fazer mal.

- Nunca elogia ou enaltece a conquista dos outros. Sempre encontra um defeito ou desmerece tal conquista.

- Quando "reconhece" um erro, o que é muito raro, justifica-o mentindo ou omitindo detalhes

- Exige ser ouvido, mas não dá ouvidos à ninguém

- Quando solicita opinião, é apenas um meio de autoafirmação. Seu desejo é ser aprovado, caso contrário desconsidera a opinião dada

- Humilha e destrata quem o desagrada ou tem opinião diferente da sua
- É um verdadeiro especialista em dizer frases infelizes.

- Acha que tem controle sobre tudo, inclusive sobre as pessoas

- Tem solução para os problemas alheios, mas jamais consegue resolver os seus

- A sua palavra obrigatoriamente prevalece sobre qualquer outra

- Sempre enaltece suas supostas qualidades

- No auge de sua falsa modéstia, diz que seu maior “defeito” é ser perfeccionista

- Critica à todos, porém desconhece o que seja autocrítica

- É egoísta, mas exige solidariedade das pessoas

- É mentiroso e acredita na própria mentira

- Não é respeitado e sim, temido

- Dificilmente agradece por um favor recebido, pois jamais reconhece que o recebeu

- Se considera o melhor amigo, o melhor conselheiro, o melhor filho, o melhor pai, o melhor marido, o melhor amante, o melhor profissional, o melhor sujeito e por isso raramente muda de atitude

- Passa a vida pensando que é querido por todos, quando na verdade é odiado por muitos

- Muitas vezes, tem uma vida infeliz ou medíocre, se achando a pessoa mais feliz do mundo

- O arrogante termina a vida se arrependendo tarde demais por tudo o que causou aos outros e à si mesmo

As vezes, agindo com a arrogância, algumas pessoas conseguem o que querem à curto prazo, mas a longo prazo perdem o que há de mais precioso na vida: a amizade, o respeito e o carinho das demais pessoas. O indivíduo "tem tudo na vida", mas não se sente feliz.

O arrogante é cercado por uma nuvem negra de problemas que afeta todos aqueles que por uma infelicidade, estão ao seu lado. Distancie-se dele !

"As pessoas de grande arrogância não possuem integridade, vacilando e mudando de opinião conforme a situação.

Fazem guerra, matam, roubam, enganam e se justificam inventando um motivo nobre.

Agem com arrogância os que ensinam aos outros o que eles próprios desconhecem. Quem não sabe para si, não ponha escola."
O arrogante certamente considerará este texto, como sendo arrogância de quem o escreveu ou simplesmente continuará justificando seus atos e tentando mostrar qualidades onde não existe.

Queridos amigos!! Diante deste texto forte que cita alguns pontos das pessoas arrogantes podemos rever alguns de nossos pontos falhos, será que algumas vezes não estamos sendo arrogantes também? É amigos tomemos este texto como ponto de partida para concertar nossos erros, pois se começarmos por nós podemos mudar muita coisa. A arrogância é um sentimento que não nos traz bem algum, só maltrata a pessoa e a quem convive com ela.

Texto extraido do site http://www.avt.com.br/

A generosidade é contagiante


Quanto mais caminho, mais percebo o quanto o mundo anda sedento. As pessoas correm, sofrem, se desesperam e continuam buscando a felicidade como se essa fosse apenas uma miragem nesse imenso deserto que a vida se transformou.

Há muita gente no mundo, milhares e milhares. Portanto, a solidão continua assolando vidas, maltratando corações que, no fim do dia e das contas acabam desacreditando nas portas que se abrem a elas. Cada qual pensa no próprio eu e todo mundo se isola. Enquanto isso, a vida continua, cresce a indiferença, cresce o desamor, multiplicam-se as depressões e incompreensões.

As pessoas sentem-se vazias e reagem como pessoas vazias. Vazias, pelo menos, de amor e caridade, mas cheias de tristezas e desilusões. Há, portanto, dentro de cada um de nós um poço de possibilidades e compartilhar de si é deixar-se um pouquinho em cada um.

Só não tem nada para oferecer quem possui um coração vazio, não as mãos. E acabar com a solidão de alguém é contribuir para o fim da própria solidão. Oferecer a esperança é dar-se a si uma nova chance, é reabrir portas, é descobrir o novo e entregar-se a ele.

Há melhor presente no mundo que o dom de si? Há coisa mais bonita que saciar o coração de alguém? Devolver a esperança, por menor que seja ela, é dar às pessoas a oportunidade de descobrir o outro lado da vida, aquele que, embora um pouco esquecido, ainda existe.

O dia tem 24 horas e parece muitas vezes que são insuficientes para fazermos tudo o que temos que fazer. Lamentamos a falta de tempo para isso ou aquilo e pensamos que um dia, quem sabe, se atingirmos a bênção da velhice tranquila, poderemos dar um pouco mais de nós aos outros. Quanto engano!

Podemos dar de nós a cada dia e a cada hora, agindo com o coração e tendo uma atitude que nos torna diferentes em qualquer lugar. Pode-se resistir ao ódio por muito tempo, mas quem resiste à ternura, ao afeto, ao amor e à boa-vontade?

Quando as pessoas agirem com menos egoísmo e ao invés de ruminarem a própria infelicidade começarem a agir para o bem do próximo, as doenças da alma começarão a encontrar a cura e o amanhecer terá para cada um de nós um outro rosto, mais sereno, mais amigo e mais esperado.



 O milho bom
Esta é a história de um fazendeiro que venceu o prêmio "milho-crescido".


Todo ano ele entrava com seu milho na feira e ganhava o maior prêmio.

Uma vez um repórter de jornal o entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivou o milho.

O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do milho dele com seus vizinhos.

"Como pode você se dispor a compartilhar sua melhor semente de milho com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu em cada ano ?" - perguntou o repórter.

Por que ?"

- disse o fazendeiro,

- "Você não sabe ?/

O vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo.

Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho.

Se eu for cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meu vizinhos a cultivar milho bom".

Ele era atento às conectividades da vida.

O milho dele não pode melhorar a menos que o milho do vizinho também melhore.

Aqueles que escolhe/m estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz.

Aqueles que querem viver bem têm que ajudar os outros para que vivam bem.

E aqueles que querem ser felizes têm que ajudar os outros a achar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

A lição para cada um de nós se formos cultivar milho bom, nós temos que ajudar nossos vizinhos a cultivar milho bom.



MENSAGEM   DIA   09/09/2010

Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez uma proposta à esposa:


- Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem distante, arrumar um emprego e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e dar a você uma vida mais digna e confortável.

Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa, só peço uma coisa: que você me espere e, enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim que eu serei fiel a você.

Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda.

Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, ele propôs um pacto ao patrão:

- Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor.

Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor me dispensa das minhas obrigações.

Não quero receber o meu salário.

Quero que o Senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.

Tudo combinado, aquele jovem trabalhou muito, sem férias e sem descanso.

Depois de vinte anos ele chegou para o seu patrão e lhe disse:

- Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.

O patrão então lhe disse:

- Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir, só que antes eu quero lhe fazer uma proposta. Curioso ele pregunta qual a proposta e seu patrão lhe diz:

- Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.

Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro.

Vai pro seu quarto, pensa e depois me dá a resposta.

O rapaz pensou durante dois dias depois procurou o patrão e lhe disse:

- Eu quero os três conselhos.

- Se eu lhe der os conselhos eu não lhe dou o dinheiro.

- Eu quero os conselhos.

O patrão então lhe falou:

1º "Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida";

2º " Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal

pode ser mortal";

3º " Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode

se arrepender e ser tarde demais";

Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão jovem assim:

- Aqui você tem três pães, dois são para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar em sua casa.

O rapaz seguiu o seu caminho de volta para casa, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e lhe perguntou:

- Pra onde você vai?

- Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.

- Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez vezes menor e você vai chegar em poucos dias.

O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão:

"Nunca tome atalhos em sua vida,caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida".

Então voltou e seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira da estrada onde pôde hospedar-se. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor e muito barulho. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para sair.

Quando lembrou do segundo conselho:

Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal".

Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que sim

- Então por que não ver o que era, não ficou curioso?

Ele disse que não. Então o hospedeiro lhe falou:

- Você é o único que sai vivo daqui, um louco gritou durante a noite e quando os hóspede saia ele o matava.

O rapaz seguiu seu caminho e depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta da sua esposa.

O dia estava escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só.

Andou mais um pouco e viu que ela tinha sentado no colo de um homem a quem estava acariciando os cabelos.

Ao ver aquela cena o seu coração se encheu de ódio e amargura e ele decidiu matar os dois sem piedade.

Apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho: "Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais". Então ele parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo. Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse:

- Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela. Dirigiu-se à porta da casa e bateu.

Ao abrir a porta esposa reconhece o seu marido e se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue, tamanha a felicidade dela. Então com lágrimas ele lhe diz:

- Eu fui fiel a você e você me traiu.

- Como? __ e ainda espantada diz_ Eu não lhe traí, o esperei durante esses vinte anos.

- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?

- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade.

Então ele conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história enquanto a esposa preparava o café e sentaram-se para tomar o café e comer o último pão.

Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro...!

Queridos amigos!! Temos que conhecer os caminhos, pois atalhos podem nos trazer surpresas. Ser curioso para o mal também pode ser fatal e tomar decisões no calor da raiva só pode nos trazer arrependimento. Que essa história sirva como motivação para nossas vidas, como um ensinamento para que tenhamos atitudes melhores como seres humanos, para que hajamos sempre em prol do bem.


 MENSAGEM  17 DE SETEMBRO
Certo homem trabalhava em uma fábrica, distante 50 minutos de ônibus da sua casa.


No ponto seguinte, entrava uma senhora idosa que sempre se sentava junto à janela do ônibus. Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora.

A cena se repetia todos os dias e, curioso, durante uma dessas viagens, o homem lhe perguntou o que ela jogava pela janela.

– Jogo sementes – respondeu ela.

– Sementes? Sementes de quê?

– De flores. É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia! Gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom!

Dizendo isso, ela virou-se para a janela e recomeçou seu trabalho. O homem desceu logo adiante, achando que aquela pobre senhora já não “batia bem das ideias”.

Algum tempo depois, no mesmo ônibus, aquele homem percebeu flores à beira da estrada. Muitas flores; uma paisagem colorida, perfumada e linda!

Lembrou-se então daquela senhora; procurou-a, mas não a encontrou. Perguntou então ao cobrador sobre ela.

– A velhinha das sementes? Pois é, ela morreu há quase um mês.

Neste mesmo instante, ouviu risos de criança, num banco mais a frente. Uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada:

– Olha mãe, que lindo! Quantas flores! Como se chamam aquelas flores?

Foi então que entendeu o que aquela senhora havia feito. Mesmo não estando ali para ver, fez a sua parte, deixou a sua marca, a beleza para a contemplação e a felicidade das outras pessoas.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se junto à janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso…

Por Marco Fabossi

Queridos amigos!! Que cada um de nós possa deixar coisas boas para esse mundo que tanto precisa. Faça a sua parte, ajude alguém, cuide do meio ambiente, enfim tenha boas ações tendo certeza que as mesmas refletirão em um futuro melhor a todos.


MENSAGEM 20/09/2010
A professora pediu aos alunos que fizessem uma redação que respondesse à seguinte pergunta:


“Se você encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse pedir ao gênio da lâmpada que mudasse algo em sua vida, o que você pediria?”

Depois de alguns dias, já em sua casa corrigindo as redações, a professora se depara com a redação de um menino que diz o seguinte:

- Gênio, eu quero te pedir algo muito especial. Por favor, me transforme em um televisor. Quero ser como a TV da minha casa. Quero ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao meu redor. Quero ser levado a sério quando falo. Quero ser o centro das atenções, e ser escutado sem interrupções. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona, e ter a companhia dos meus pais quando eles chegam em casa, mesmo que estejam cansados. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo. Quero sentir que a minha família às vezes deixa tudo de lado pra passar alguns momentos comigo. Eu só quero viver o que vive qualquer televisor!

Por Marcos Fabossi

Queridos amigos!! Que possamos refletir sobre esse aspecto e começar a mudar. Vamos dar uma atenção maior ao nosso esposo(a), vamos brincar mais com o nosso filho(a). A televisão é algo feito para entretenimento, mas não para se tornar um vício. Precisamos dar mais importância a momentos de carinho presenciais, conversas, diálogos entre as pessoas que amamos. Já pensaram o que a criança dessa história sente?



MENSAGEM
Há algum tempo atrás uma mãe repreendeu a filha de 5 anos de idade por ter estragado um rolo de papel dourado que iria servir para decorar uma caixa a ser colocada debaixo da árvore de Natal.


Na noite de Natal a menina pegou numa caixa e entregou-a à sua mãe dizendo:

-Isto é para ti, mamãe.

A mãe ficou sem graça pela sua reação precipitada, mas a sua raiva aflorou novamente quando viu que a caixa estava vazia, e falou rudemente para a sua filha:

- Não sabes que quando se oferece um presente a alguém é esperado que exista aguma coisa dentro do embrulho?

A menina em lágrimas olhou a mãe e disse:

- Oh, não está vazia, mamãe. Eu soprei para dentro dela até ficar cheia de beijos.

A mãe ficou arrasada. Ajoelhou-se e pediu perdão pela sua ira irracional abraçando-a com ternura.

É sabido que a mãe guardou aquela caixa dourada junto à sua cama durante o resto da sua vida. Sempre que esteve deprimida ou tinha de enfrentar problemas, abria a caixa e tirava de lá um beijinho que a lembrava o amor da criança que o colocará lá.

Queridos amigos!! Que a correria do dia a dia não nos faça perder a docilidade, a pureza. Existem vários presentes que podemos receber como esse da mensagem e com certeza são os melhores, aqueles que realmente nascem do coração. Que possamos refletir com essa mensagem e distribuir presentes desse tipo para quem amamos.



O Ombro Amigo
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo.


Eu achava que o som era muito importante para nós,

seres humanos, então eu disse:

- Minhas orelhas, mãe.

- Não, disse ela.

Muitas pessoas são surdas...

Mas continua pensando sobre este assunto.

Algum tempo se passou até que minha mãe perguntou outra vez.

Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a resposta correcta.

Assim, desta vez eu lhe disse:

- Mãe, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos.
Ela me olhou e disse:

- Estás aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correcta, porque há muitas pessoas que são cegas...

Eu havia errado outra vez.



Continuei a minha busca por conhecimento ao longo do tempo.

Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas a cada resposta minha, ela respondia:



- Não... Mas estás ficando mais esperta a cada ano.

Então, um dia, o meu avô morreu.

Todos estavam tristes. Todos choravam.



Até mesmo meu pai, que eu nunca havia visto chorar.

Minha mãe olhou para mim quando fui dar o meu adeus ao meu avô, e me perguntou:



-Já sabes qual a parte do corpo mais importante?

Fiquei um tanto chocada por ela me fazer a pergunta justamente naquele momento.



Sempre achei que era apenas um jogo entre nós duas.

- Hoje é o dia em que necessitas aprender esta importante lição, disse ela.



Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e falou:

- Minha querida, a parte do corpo mais importante são teus ombros.



Intrigada, perguntei: - Porque eles sustentam minha cabeça?

– Não, respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram.



Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida.

Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais importante.

Descobri, também, a importância de ser "simpático" à dor dos outros.

Porque, naquela hora, quem precisou de um ombro fui eu.



- Espero que tenham bastante amor e amigos, e que seus ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar, disse minha mãe.



Sempre que recordo este facto, lembro da seguinte citação:

"As pessoas esquecerão do que você disse...esquecerão do que você fez...mas as pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir."

"Os bons amigos são como estrelas...nem sempre as vemos, mas sabemos que sempre estão lá."

Queridos amigos!! Com essa pequena mensagem podemos perceber a importância da amizade, do amor. Afinal, precisar de um ombro amigo é com certeza fundamental em nossa vida. Quem nunca precisou desabafar ou até mesmo dividir algo bom e lá estava aquele ombro amigo para lhe atender. Que possamos sempre fazer esse gesto tão benéfico para as pessoas tanto nos momentos bons quanto nos mais difíceis onde se precisa mais.